TOD – tip of the day

FREE WALKING TOURS

Fritura = Free Tour

As free walking tour é um conceito que existe em quase todas as cidades do mundo, e consiste em visitas guiadas pela cidade, a pé, com um guia local, que duram cerca de 2/3h e que são gratuitas. Bom… aqui o tuga já torce o nariz! “Grátes? Deve ser!”

São ‘tip based’, o que significa que cada pessoa no final, dá uma gorjeta, aquilo que entender que valeu o trabalho do guia do dia.

Este verão eu e uma amiga calcorreámos uma parte da Europa e em todas as cidades, fazíamos uma. É esperado que se dê entre 5-10€ por pessoa, mas cada um deverá avaliar o que acha que a visita valeu.

Aconselho sempre que façam isto no primeiro dia de visita a uma cidade nova, porque é a melhor forma de conhecer os highlights da cidade sem entrar em lado nenhum, mas ao ficar com uma ideia geral, da geografia, da história e das trivias da cidade, pode decidir-se depois onde ir e pelo qual vale a pena pagar. Os guias são normalmente jovens, e fazem-no como segundo trabalho, muitos são artistas, mas já apanhei desde advogados a psicólogos a fazer isso.

Procurem “free walking tour” na cidade que pretendem, e vejam as reviews de qual a melhor empresa.

Fixem o ponto de encontro, estejam lá a horas, e levem calçado confortável, são 2/3h a caminhar.

E também é uma óptima forma de conhecer gente nova. Há 2 meses estive sozinha na Escócia, e na ‘fritura’ conheci a Carla, uma francesa que também viajava sozinha e a partir daí foi uma aventura. Há 2 dias também fiz uma em Barcelona, e foi nela que conheci uma família de Buenos Aires que me convidou a passar o Ano Novo com eles. Coincidências felizes acontecem quando te abres ao mundo.

Amanhã às 11:00am faço a minha primeira, em Buenos Aires, pelo Bairro La Boca, onde nasceu o tango e onde há segredos perdidos, dizem. Espero que pelo menos eu, não me perca.

Olé, fritura!